RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

Educação - Publicado em 28/01/2021 às 16:59 - Atualizado em 28/01/2021 às 16:59

O retorno as atividades escolares em Arvoredo já têm data definida. Será no dia 18 de fevereiro em todas as unidades de Ensino do município.

No momento a Gerência de Educação vem planejando e implementando ações para garantir a segurança na retomada das aulas presenciais em 2021 e assegurar o direito de aprendizagem a todos os estudantes.  O atendimento nas Escolas Municipal será realizado da seguinte forma:

- Aulas presenciais todos os dias nas escolas em que o tamanho das salas de aula comporta o atendimento de todas as matrículas ativas da turma, respeitando o distanciamento social e a porcentagem de estudantes que podem ser atendidos conforme cada matriz de risco.

- Regime de alternância com o Tempo Casa e o Tempo Escola nas turmas que o tamanho das salas de aula não comporta o atendimento de todas as matrículas ativas. Nesse modelo as turmas serão divididas em subturmas com atendimento semanal para atender a capacidade conforme o distanciamento social.

- As aulas 100% remotas, serão oferecidas para os estudantes que integram os grupos de risco ou para estudantes cujos pais optarem pelo ensino remoto.

- O atendimento nas turmas de Educação Infantil será com jornada parcial (estudantes frequentarão apenas um turno de aula), com possibilidade de retorno gradativo no decorrer do ano letivo para jornada integral, quando houver viabilidade de atender todas as medidas sanitárias e de segurança.

O Plano de Contingência Escolar (PlanCon) estabelece várias medidas para a segurança dos professores e alunos no ambiente escolar. As regras incluem o uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras, aferição de temperatura na entrada da escola e do transporte escolar, escalonamento de entrada e saída de alunos para evitar aglomerações, entre outras.

O transporte escolar será oferecido para todos os estudantes que dependem do mesmo, seguindo as medidas sanitárias e de segurança.